Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-12-12 às 17h20

Linces ibéricos regressam ao Algarve

Lince ibérico
14 dos 29 linces ibéricos retirados em agosto do Centro Nacional de Reprodução de Silves (Algarve) e enviados para Espanha - devido ao incêndio em Monchique - já regressaram ao Algarve.

Durante uma visita ao Centro Nacional de Reprodução do Lince Ibérico (CNRLI), sedeado junto à Barragem do Arade, em Silves, no distrito de Faro, a Secretária de Estado do Ordenamento do Território e Conservação da Natureza, Célia Ramos, destacou o empenho das pessoas que ali trabalham.
 
«É importante demonstrar que com o empenho das pessoas que aqui trabalham todos os dias, é possível levar a bom porto estes projetos», afirmou Célia Ramos, acrescentando que as obras de recuperação e melhoramento dos cercados e habitats, dos sistemas de aspersão de água e de combate a incêndios ascenderam a 700 mil euros.

Inaugurado em 2009, o CNRLI foi atingido pelo incêndio de 6 de agosto passado que teve início no concelho de Monchique e que se alastrou ao de Silves, obrigando dois dias depois, à retirada dos 29 animais que se encontravam no local.

Os animais foram enviados para três centros de recuperação em Espanha, nas zonas da Andaluzia, Extremadura e Castilla la Mancha, onde permaneceram durante quatro meses.

Destes 29 linces ibéricos apenas 26 vão regressar ao Algarve, já que um morreu de doença, devido à idade, e outros dois estão aptos para serem reintroduzidos em meio natural.

Os primeiros 14 felinos regressaram no passado dia 5 de dezembro, depois de terem ficado asseguradas as condições para o seu acolhimento, com a recuperação dos cercados destruídos pelo fogo.

As obras de recuperação e melhoramento do CNRLI de Silves foram custeadas por verbas do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e do Fundo Ambiental.