Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-03-22 às 21h22

Investimento de 16 milhões cria 50 empregos em Lagos

Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, e Secretário de Estado das Pescas, José Apolinário, inauguram nova fábrica de transformação e processamento de peixe, Lagos, 22 março 2019 (foto: João Bica)

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, e o Secretário de Estado das Pescas, José Apolinário, inauguram uma nova fábrica de transformação e processamento de peixe e cefalópodes, nomeadamente cavala, carapau e polvo, a Congelagos, em Lagos.

A nova unidade contou com um investimento total de 16 milhões de euros, comparticipado em 6,5 milhões de euros pelo programa operacional Mar 2020, estando prevista a criação de 60 postos de trabalho, 50 dos quais permanentes.

A fábrica tem capacidade para receber e processar até 300 toneladas de pescado por dia e armazenar até 3 400 toneladas.

A Congelagos vai trabalhar com os pescadores locais tendo já estabelecido acordos de cooperação com organizações de produtores e pescadores de diferentes localidades como Lagos, Portimão, Olhão, Sines, Sesimbra, Peniche e Matosinhos.

Desta forma, a empresa procurará contribuir para a sustentabilidade da atividade pesqueira, restaurando as atividades tradicionais de Lagos e de toda a região, e dos recursos.

A empresa terá uma vocação exportadora, destinando cerca de 79% da sua produção para países como Espanha, Reino Unido, Malta, Croácia e Turquia. Para 2019, estima a exportação de 15 mil toneladas de carapau e cavala oriundos exclusivamente de produção nacional.

Tags: indústria, pesca
Áreas:
Mar