Saltar para conteúdo

Notícias

2019-09-20 às 10h45

Informação para cuidadores e pessoas cuidadas já disponível

Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José António Vieira da Silva
O ePortugal já dispõe de uma área dedicada a cuidadores e pessoas cuidadas, destacando os seus direitos e benefícios, medidas de apoio e serviços. 

Como refere o Governo em comunicado, a sua meta é promover a um maior conhecimento da situação específica em que se encontra este conjunto de pessoas para que alcancem maior qualidade de vida.

Pretende-se que esta área do ePortugal atenda personalizadamente as necessidades e expetativas dos cuidadores e pessoas cuidadas.

Conteúdos da área dos cuidadores

Na área dos cuidadores pode ser consultada informação sobre cuidados de saúde e apoio social, serviços onde podem ser prestados e abordagens temáticas conforme as situações concretas. 

Da informação disponível constam a oferta formativa, vídeos, manuais, relatórios e aplicações móveis que contribuem para facilitar e ajudar tanto os cuidadores como as pessoas cuidadas.

Está também disponível informação sobre benefícios, apoios e outras prestações no âmbito da Segurança Social e da Saúde, um conjunto de perguntas frequentes, contactos e linhas de apoio. 

A área dos cuidadores visa também ser uma ferramenta útil para os profissionais com especial interesse nesta matéria.

Contexto deste novo serviço

O Estatuto do Cuidador Informal, publicado a 6 de setembro, regulamenta os direitos e os deveres do cuidador e da pessoa cuidada, estabelecendo as respetivas medidas de apoio. Até janeiro, corre o prazo para a sua regulamentação específica.

A área dos cuidadores é uma medida Simplex+ das áreas governativas da Presidência e da Modernização Administrativa, Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, e Saúde.