O Governo vai lançar uma campanha de sensibilização para o risco do consumo elevado de açúcar com o objetivo de promover a saúde dos portugueses e alertar para «os perigos que se podem esconder nos rótulos dos alimentos».
A campanha «O açúcar escondido nos alimentos», financiada pela Direção Geral da Saúde e validada pela direção do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, vai ser apresentada a 23 de fevereiro e coincide como dia da formalização de um protocolo com as estações de televisão RTP, SIC, TVI e Porto Canal.
O acordo contempla a transmissão em simultâneo, ao longo do ano, de «mensagens promotoras de saúde pública», refere uma nota do gabinete do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo. As mensagens promotoras contam com a participação do humorista Herman José, da atriz Joana Solnado e do ator Lourenço Ortigão, entre outros.
«O Ministério da Saúde acredita que a aposta na literacia e, neste sentido, em campanhas nacionais de promoção de saúde pública se traduzirá em melhorias nos comportamentos e nos estilos de vida dos portugueses. E, por conseguinte, na saúde de todos», pode ler-se também.
O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde vai estar presente na cerimónia de assinatura do protocolo.