Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-01-31 às 14h28

Governo aprova implementação do Sistema de Mobilidade do Mondego

Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, e Ministras da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, e da Justiça, Francisca Van Dunem, na conferência de imprensa, Lisboa, 31 janeiro 2019
O Governo aprovou a implementação do Sistema de Mobilidade do Mondego, que vai servir os concelhos de Coimbra, Miranda do Corvo e Lousã e que terá um investimento de 85 milhões de euros.

Na conferência de imprensa após a reunião do Conselho de Ministros, em Lisboa, o Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, salientou também os investimentos de 15 milhões de euros que vão ser realizados na estação de Coimbra B, «muito importante para a cidade a para este sistema de mobilidade», e de 20 milhões de euros para a aquisição de material circulante.

«Tudo isto foi possível com a reprogramação do Portugal 2020», acrescentou o Ministro, referindo que este investimento será realizado com recursos a fundos europeus aprovados pela Comissão Europeia em dezembro de 2018.

O comunicado do Conselho de Ministros refere que o Sistema de Mobilidade do Mondego vai ser desenvolvido pela Infraestruturas de Portugal no troço do antigo ramal da Lousã e estender-se-á pela malha urbana de Coimbra, nomeadamente com ligação aos Hospitais da Universidade de Coimbra.

«Assentará numa solução de MetroBus Elétrico, a qual constitui uma opção sólida em termos de infraestrutura, moderna ao nível tecnológico e viável do ponto de vista económico-financeiro», refere o comunicado.

Pedro Marques afirmou que o Governo estruturou «um sistema de mobilidade eficiente e que corresponde às necessidades da população» e acrescentou que as obras serão lançadas a 4 de fevereiro de 2019.