Saltar para conteúdo

Notícias

2018-10-21 às 14h23

Exportações no sector agroalimentar crescem 6%

O Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira, afirmou que, em 2017, as exportações atingiram «os 6,6 milhões de euros», tendo registado, nos primeiros oito meses de 2018, «um aumento de 6% face ao período homólogo do ano anterior».

Durante a cerimónia de inauguração da Feira SIAL Paris 2018 - a maior do setor alimentar nível mundial - Luís Medeiros Vieira referiu que o Governo tem vindo a acentuar a aposta na internacionalização e nas exportações, acelerando o processo de abertura de novos mercados, uma dinâmica que é fruto «do empenho e determinação dos nossos empresários, que apostam cada vez mais na inovação e na internacionalização».

O Secretário de Estado disse ainda que para estes objetivos «contribuem também as políticas públicas, nomeadamente através a diplomacia económica, tendo este Governo já aberto mais de 50 mercados para países fora da União Europeia, estando a trabalhar ativamente para a abertura de mais 53 novos mercados, bem como o apoio ao investimento privado nas empresas».

Luís Vieira relembrou que já foram «aprovados mais de 20.000 projetos no Programa de Desenvolvimento Rural 2020, que correspondem a um investimento de 3,1 mil milhões de euros dos quais foram concedidos incentivos, a fundo perdido, 1,5 mil milhões de euros».

Portugal está representado na Feira SIAL Paris 2018 com 117 empresas, na sua maioria sob a marca Portugal Foods ou enquadradas no InovCluster da Região Centro. O Secretário de Estado referiu que «a crescente participação de empresas nacionais neste tipo de eventos contribui para o aumento das exportações dos nossos produtos agroalimentares». tal como tem «vindo a comprovar ao longo do tempo».