Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-11-01 às 10h45

Exportações do setor leiteiro aumentam 28%

As exportações no setor leiteiro registaram um aumento de 28,2% nos primeiros oito meses deste ano comparativamente com o período homólogo do ano anterior, disse o Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira.

O Secretário de Estado congratulou-se com este aumento, referindo que «revela a recuperação do setor após dificuldades sentidas nos últimos dois anos».

«A produtividade tem subido e é neste momento superior à média da União Europeia», afirmou, sublinhando que «para este aumento contribuiu a reorganização do setor, a montante, através da especialização, com 64% da produção concentrada em explorações com mais de 50 vacas».

Para Luís Medeiros Vieira, «o setor tem sido objeto de profundas reestruturações ao longo do tempo, associando a redução de efetivos à concentração da produtividade».

Considerando que se está perante uma dinâmica exportadora muito importante, o Secretário de Estado referiu as medidas levadas a cabo pelo Governo, nomeadamente a rotulagem obrigatória na origem que permite a valorização da produção nacional: «Os produtos lácteos devem valorizar-se pelo aumento do valor acrescentado e pela diferenciação».

O setor leiteiro tem um peso de 10% na produção agrícola nacional, representando a indústria de produtos lácteos 14% do total da indústria alimentar.

O Secretário de Estado presidiu, a 30 de outubro, em Lisboa, à Sessão de Encerramento da Cerimónia de Entregas dos Prémios- Concurso Queijos de Portugal 2017.