Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-02-02 às 16h23

Estado vai adquirir mais 200 veículos elétricos

O Ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, afirmou que está prevista, para este ano, a aquisição de mais 200 veículos elétricos para a Administração Pública.

Em declarações à imprensa, em Ovar, à margem da assinatura dos contratos para limpeza na Ria de Aveiro, o Ministro relembrou que só em 2018, foram adquiridos, pelo Estado, 170 veículos.

O programa, designado eCoMove, prevê substituição de frota da Administração Pública por veículos menos poluentes, sobretudo elétricos, uma vez que «a maior parte dos veículos do Estado estão em entidades que fazem um reduzido número de quilómetros».

O Ministro relembrou também o investimento do Estado para aquisição de 715 novos autocarros (parte deles para empresas públicas) e 500 veículos para os serviços ambientais das autarquias.

«Sempre que é adquirido um automóvel para uma entidade pública, têm de ser abatidos dois. Se for um veículo elétrico, não. Para cada um que se compra só tem de ser abatido um, sempre com mais de dez anos. Esta é uma regra do Orçamento de Estado e naturalmente é também um incentivo para que a renovação se faça, e se faça o mais rápido possível», disse ainda.