Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-08-14 às 11h42

Economia mantém crescimento no segundo trimestre de 2019

O Produto Interno Bruto cresceu em termos reais 0,5% em cadeia (relativamente ao trimestre anterior) e 1,8% em termos homólogos (relativamente ao mesmo trimestre do ano passado), no segundo trimestre de 2019, mantendo a dinâmica de crescimento verificada no trimestre anterior. Este é o 21.º trimestre consecutivo de crescimento da economia portuguesa. 

O crescimento do Produto Interno Bruto da área do euro e da União Europeia no segundo trimestre de 2019 recuou para 1,1% e 1,3%, respetivamente, pelo que Portugal reforça a trajetória de convergência face à Europa, trajetória que perdura há mais de dois anos. 

O processo de convergência da economia portuguesa com a europeia não só prossegue, apesar da contínua degradação do ambiente macroeconómico externo, como se tem revelado cada vez mais forte ao longo dos últimos trimestres. 

O crescimento do PIB continua a ser marcado pelo crescimento do emprego e pela redução do desemprego, tendo sido criados, no segundo trimestre de 2019, mais 42,5 mil empregos por comparação com o segundo trimestre de 2018, enquanto o número de desempregados diminuiu em cerca de 23,4 mil em igual período, correspondente a uma redução da taxa de desemprego para 6,3%, o menor valor desde 2004. 

A economia portuguesa tem hoje bases sólidas para enfrentar um contexto externo que apresenta cada vez mais fatores de risco. A recuperação do investimento ao longo dos últimos anos, a estabilização do setor financeiro, o reequilíbrio das contas externas e os progressos alcançados na consolidação estrutural das contas públicas constituem pilares sólidos para o crescimento económico nos próximos anos.