Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-06-30 às 18h29

Dia da Defesa Nacional em Paris

Secretária de Estado da Defesa Nacional, Ana Santos Pinto, no Dia da Defesa Nacional, Paris, 30 junho 2019 (DR)
A Secretária de Estado da Defesa Nacional, Ana Santos Pinto, participou no Dia da Defesa Nacional das Comunidades Portuguesas, no dia 30 de junho, em Paris.

Perante uma plateia participativa composta por jovens nascidos entre 1997 e 2000 a residir em Paris, a Secretária de Estado sublinhou a importância da Defesa Nacional e o papel das Forças Armadas na sociedade e para as questões de cidadania e identidade.

Ana Santos Pinto, disse porque é que o Dia da Defesa Nacional tem um carácter obrigatório e o porquê desta iniciativa em Paris, acrescentando ainda como se divulga a Defesa Nacional em Portugal.

A Secretária de Estado disse também quais eram os desafios atuais relacionados com a ciberdefesa e o terrorismo. Através de videoconferência, os jovens tiveram a possibilidade de conversar com os militares das Forças Nacionais destacadas na República Centro-Africana e no Afeganistão, de perceberem como as Forças são compostas, a sua missão no terreno e a importância de cada área.

Estiveram presentes nesta iniciativa o Embaixador de Portugal em França, o Cônsul, o Representante da Presidente da Câmara e o Presidente da Associação Franco-Portuguesa de Puteaux.

Neste Dia da Defesa Nacional, os jovens residentes em França e nascidos entre 1997 e 2000 cumprem um dever militar e têm a oportunidade de conhecer o significado da Defesa Nacional e o trabalho desenvolvido pelas Forças Armadas.

O primeiro Dia da Defesa Nacional das Comunidades Portuguesas, em 2016, realizou-se no Rio de Janeiro e contou com a presença de 400 cidadãos portugueses. O Dia da Defesa Nacional em São Paulo e em Santos, em 2017, teve cerca de 200 participantes e em Boston, em 2018, foi registada a presença de 100 portugueses.