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2019-07-18 às 20h12

Descentralização do Turismo essencial para o crescimento económico

Ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, na inauguração do Centro de Inovação do Turismo, Covilhã, 18 julho 2019 (Foto: António José/Lusa)
«Não era possível concretizar esta estratégia de crescimento se não tivéssemos tido a capacidade de mostrar ao mundo que Portugal é mais do que o Algarve, Lisboa ou Madeira, e é por isso que os destinos que mais crescem são zonas como o Centro, o Norte ou os Açores», afirmou o Ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, na inauguração do Centro de Inovação do Turismo, na Covilhã.

Sublinhando que, em três anos, as receitas deste setor cresceram 45%, o Ministro disse que tal não aconteceu porque o País está na moda, mas porque foi criada uma estratégia «no sentido de fazer crescer o número de visitantes e de captar novos mercados».

«Uma parte muito significativa dessa estratégia de crescimento tem passado pela capacidade de alargar o turismo a todo o território nacional em todas as épocas do ano», realçou Pedro Siza Vieira, acrescentando: «Crescemos bastante, é certo, mas sobretudo porque trouxemos turistas a novos territórios e durante todo o ano».

O Estado como motor do interior

«O Estado tem de ser o motor do dinamismo no Interior», afirmou Pedro Siza Viera, lembrando o plano de valorização do interior apresentado pelo Governo, que tem como base o aproveitamento de todas as oportunidades e a atração de investimento.

O Ministro acrescentou: «Este caminho também serve para mostrar que na Covilhã, na Guarda, em Castelo Branco, é possível criar emprego de qualidade, levar uma vida de qualidade, construir projetos de vida, criar família e viver bem».

«Sediar o Centro de Inovação do Turismo na Covilhã é uma aposta que consegue, de uma só vez, abarcar três componentes essenciais para o crescimento do País», concluiu, referindo-se à inovação, à qualificação das pessoas e à coesão territorial.

O Centro de Inovação do Turismo tem como objetivo promover a mudança na cadeia de valor deste setor económico, apoiando o desenvolvimento de novas ideias de negócio, a experimentação de projetos e a capacitação das empresas no domínio da economia digital.