Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-09-13 às 16h21

Colocação antecipada dos professores permitiu «estabilidade e previsibilidade»

O Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, afirmou que os resultados da colocação dos professores terem sido conhecidos a 16 de agosto permitiu «estabilidade, previsibilidade e preparação da primeira semana deste ano letivo».

Durante uma visita a uma escola em Miragaia, na Lourinhã, o Ministro realçou que «começar e acabar a tempo o ano letivo passou a ser norma», destacando que tudo foi feito para garantir a normalidade no regresso às aulas.

«As escolas puderam conhecer o seu corpo docente completo a meio de agosto e nunca tal tinha acontecido», disse, acrescentando que em vez da colocação dos professores, as escolas podem agora concentrar-se na pedagogia e nos «projetos a desenvolver para garantir sucesso escolar, para incluir mais aqueles alunos que têm uma determinada deficiência ou necessidades educativas especiais».

O Ministro da Educação frisou também que o desporto escolar vai ser reforçado em 200 horas semanais durante o ano letivo 2019/2020 e referiu que o seguro escolar vai passar a abranger as deslocações dos alunos em bicicleta entre a casa e a escola.

«A partir desta semana, estão consagradas as deslocações casa-escola e escola-casa em bicicleta no seguro escolar, que era uma reivindicação do setor, de muitos agrupamentos de escolas, da Federação Portuguesa de Ciclismo e da Federação Portuguesa de Cicloturismo e de organizações ambientalistas», afirmou.

A medida espera incentivar mais jovens a andar de bicicleta e a utilizar este meio de transporte para de deslocarem para a escola. Com a medida, a área de governo da Educação pretende promover uma mobilidade ativa, a saúde e a prática desportiva e contribuir para a melhoria da qualidade do ar e para a redução da poluição sonora, com a diminuição da utilização de transportes motorizados.