Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-09-03 às 13h28

Cinco novos vigilantes da Natureza para o rio Tejo

No âmbito do plano de ação Tejo Limpo, o Governo contratou uma equipa com cinco novos vigilantes da Natureza cuja apresentação, presidida pelo Ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, decorrerá no dia 4 de setembro, às 12 horas, no Parque Tejo, em Abrantes.

Esta contratação tem como objetivo restabelecer a qualidade de água no rio Tejo, com os novos contratados a desempenharem funções de monitorização, fiscalização e vigilância relativas ao Ambiente e aos recursos naturais, em especial no domínio hídrico, desenvolvendo também ações de formação e sensibilização dos utilizadores do Tejo.

Através de comunicado, a área de governação do Ambiente e da Transição Energética refere que, ao seu dispor, os novos vigilantes da Natureza terão equipamentos de monitorização e análise - uns instalados no meio hídrico, outros portáteis - que, juntamente com os já existentes, permitirão abarcar o curso principal do rio Tejo, bem como os seus afluentes. 

A equipa será ainda munida de meios tecnológicos para registo de ocorrências e comunicação e reporte, estando o seu trabalho diário ligado à plataforma eletrónica única de gestão do Tejo em tempo real.