Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-11-12 às 20h20

Campanha de sensibilização para utilização elevada de benzodiazepinas

O Secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, vai participar na sessão de abertura do simpósio «Dormir e relaxar… sem depende de benzodiazepinas!», organizado pela Coordenação da Estratégia Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde.

A ação, que decorre a 13 de novembro na Fundação Calouste Gulbenkian, marca o arranque de uma campanha de sensibilização para a utilização elevada de benzodiazepinas (calmantes) em Portugal, que se tem mantido elevada e superior à de outros países.

A estratégia foca-se em três aspetos: os riscos da utilização das benzodiazepinas, a necessidade de a suspensão ou a redução destes medicamentos ser feita pelo médico assistente e, por último, a existência de alternativas terapêuticas não medicamentosas e medicamentosas para o tratamento da ansiedade e da insónia.

A campanha de sensibilização foi delineada pela Coordenação Nacional da Estratégia do Medicamento e dos Produtos de Saúde em colaboração com outros 14 departamentos da área de governação da Saúde e as Ordens dos Médicos, dos Farmacêuticos e dos Psicólogos.

A campanha vai ter diversos materiais, entre eles um documento base dirigido aos profissionais de saúde, que será divulgado pelos respetivos departamentos da Saúde e Ordens profissionais, e um desdobrável dirigido aos utentes, que será distribuído nas farmácias e centros de saúde.

Os documentos servirão de base a uma campanha que se prolongará pelo ano de 2018, dirigida aos diversos públicos.