Campanha contra violência doméstica começa a 20 de novembro - XXI Governo - República Portuguesa

Notícias

2018-11-19 às 17h25

Campanha contra violência doméstica começa a 20 de novembro

Governo lança nova campanha pela eliminação da violência contra as mulheres
A Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, promove a campanha #VamosGanharALutaContraAViolência a propósito do Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, que se assinala a 25 de novembro.

A campanha realiza-se em conjunto com a Associação de Mulheres Contra a Violência, Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, a Associação Portuguesa de Mulheres Juristas, o Movimento Democrático de Mulheres, a Associação Plano I, a Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres, a União das Mulheres Alternativa e Resposta, e a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.

A campanha apela a que todas as pessoas, não só as vítimas, denunciem situações de violência contra as mulheres. 

Em comunicado, a Secretária de Estado refere: «queremos que as vítimas se sintam confiantes para pedirem ajuda e que as pessoas, que têm conhecimento de situações de violência, se sintam interpeladas e não hesitem em denunciar. A denúncia, a procura de apoios e de informação são passos decisivos para encetar um processo de mudança e de superação, rompendo com ciclos de dúvida, medo e de sofrimento.» 

Só em 2017 verificaram-se mais de 6 mil ocorrências de violência doméstica. Desde janeiro já foram registados e 21 homicídios de mulheres em Portugal, para além das situações que continuam invisíveis.

Através de uma extensa rede de parcerias com a RTP, SIC, TVI, a Cofina Media, Global Media Group, Grupo Renascença Multimédia, Nos Cinemas, AHRESP, Grupo Barraqueiro, Galp, Metro Lisboa e Porto, vai ser possível difundir a mensagem a nível nacional e nas mais diversas plataformas.

A violência doméstica é crime público. Denunciar é uma responsabilidade coletiva. Ligue 800 202 148. Vídeo da campanha disponível aqui