Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-12-10 às 19h18

AE Marinha Grande-Nascente vence concurso de direitos humanos

Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Pedro Nuno Santos, na cerimónia do prémio, Lisboa, 10 dezembro 2018
O Agrupamento de Escolas Marinha Grande-Nascente foi o grande vencedor do concurso "Livres e Iguais: Escolas pelos Direitos Humanos".

Este concurso foi lançado em setembro, no âmbito das comemorações dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e dos 40 anos da adesão de Portugal à Convenção Europeia dos Direitos Humanos, e procurou distinguir e reconhecer projetos de escolas que, através das suas práticas, promovam o respeito pelos direitos e liberdades constantes da Declaração Universal dos Direitos Humanos. 

O júri, presidido por Vital Moreira, Comissário das referidas Comemorações, deliberou no dia 6 de dezembro, e a revelação e atribuição do prémio, patrocinado pela Caixa Geral de Depósitos (CGD), decorreu hoje integrada no programa da sessão "O Perfil dos Alunos: Escolas pelos Direitos Humanos", na Escola Secundária José Gomes Ferreira, em Lisboa, com a presença do Ministro da Educação, do Comissário das Comemorações, do Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares e do Presidente da Comissão Executiva da CGD.

Em segundo e terceiro lugares ficaram, respetivamente, os projetos desenvolvidos pela Escola Profissional de Salvaterra de Magos e pelo Agrupamento de Escolas Templários, de Tomar.

A escola vencedora é premiada com uma viagem a Paris, que irá abranger um grupo de 20 elementos (alunos acompanhados por professores). Nesta viagem, o grupo terá oportunidade de visitar a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura e outras organizações internacionais sediadas na capital francesa.