Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-09-15 às 10h19

Ministra da Justiça assiste à sessão de abertura da nova formação para magistrados

Ministra da Justiça, Francisca Van Dunem

A Ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, e as Secretárias de Estado Adjunta e da Justiça, Helena Mesquita Ribeiro, e da Justiça, Anabela Pedroso, assistem à sessão de abertura da nova formação para magistrados que se inicia às 11 horas, no Centro de Estudos Judiciários (CEJ), em Lisboa.

Integram a 33.ª edição do curso de formação inicial para magistrados judiciais e do Ministério Público, para os tribunais judiciais, 84 magistrados do Ministério Público e 42 magistrados judiciais.

Os 126 candidatos foram selecionados de entre quase mil juristas que se apresentaram a concurso e prestaram provas escritas e orais, além da avaliação psicológica.

A formação inicial no CEJ decorrerá até 15 de julho de 2018, seguindo-se formação nos tribunais.

Tanto em 2017 como em 2016 entraram no CEJ 252 auditores de justiça, estando já 76 nos tribunais: 18 Juízes de Direito; 19 Procuradores-Adjuntos Auxiliares e 39 Juízes de Direito Auxiliares nos tribunais administrativos e fiscais.

Formação de magistrados cabo-verdianos

Tem também início dia 18 de setembro, II Curso Especial de Formação Inicial para magistrados do Ministério Público de Cabo Verde, decorrente de um protocolo de cooperação entre o CEJ e a Procuradoria-Geral da República de Cabo Verde.

Com o intuito de formar sete futuros magistrados do Ministério Público, este curso insere-se no âmbito da cooperação institucional entre Portugal e Cabo Verde, decorrendo entre setembro de 2017 e janeiro de 2018. Esta formação será ministrada por docentes do CEJ segundo o direito vigente em Cabo Verde.