Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-04-27 às 13h31

Fortaleza de Peniche vai ser museu nacional da resistência à ditadura

Ministros da Presidência e Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, da Cultura, Castro Mendes, e do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, na conferência de imprensa do Conselh
Governo cria museu nacional da resistência à ditadura

O Ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, afirmou que a Fortaleza de Peniche vai ser transformada num museu nacional da resistência contra a ditadura, na conferência de imprensa do Conselho de Ministros, que se realizou em Peniche.

O projeto «insere-se na recuperação do património e na vontade política de fazer aqui um museu nacional da resistência contra a ditadura», referiu o Ministro, acrescentando que o projeto museológico «terá a história da fortaleza, a prisão política, a arte da resistência e outras valências culturais, educativas e científicas que poderão vir a ser desenvolvidas».

Luís Filipe Castro Mendes disse que o projeto enquadra-se no âmbito do Programa Revive, que pretende a reabilitação de edifícios abandonados sem ignorar o valor histórico, estético e arquitetónico, e que neste o caso o valor «não é só o edifício, é também a memória da repressão, da luta pela democracia, da luta pela liberdade».

«O mais importante é este atributo, defender este legado», acrescentou o Ministro, afirmando que o objetivo é poder inaugurar o museu antes do final da legislatura, em 2019.

A área da governação da Cultura «compromete-se a fazer o museu e a recuperação patrimonial da fortaleza», mas Castro Mendes não exclui o contributo da iniciativa local, determinada pela Câmara Municipal, «que é sempre rica e produtiva», para encontrar formas de rentabilização, seja através de lojas de artesanato ou restauração.

3,5 milhões de euros em fundos comunitários

O Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, afirmou que o projeto terá um investimento de 3,5 milhões de euros, referindo que os fundos do Programa Centro 2020, do Portugal 2020, foram mobilizados.

Ainda hoje serão abertos os avisos de candidatura para 3 milhões de euros de fundos comunitários, sendo o restante a comparticipação nacional do Estado português.

Pedro Marques referiu que a reabilitação enquadra-se «num programa mais global de valorização do território», numa fase em que já foram aprovados mais de 120 projetos com um valor de investimento superior a 100 milhões de euros.

O Ministro destacou que esta reabilitação insere-se na própria estratégia para a região e realçou a importância da articulação da área da Cultura com as entidades intermunicipais para o sucesso do projeto.

O Conselho de Ministros realizou-se na fortaleza de Peniche para assinalar os 43 anos da libertação dos presos políticos ali detidos, na sequência do 25 de Abril, e teve a presença do Presidente da Câmara de Peniche, António José Correia.

 

Foto: Ministros da Presidência e Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, da Cultura, Castro Mendes, e do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, na conferência de imprensa do Conselho de Ministros, Peniche, 27 abril 2017 (Foto: Paulo Cunha/Lusa)