Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-04-21 às 22h38

Centro Internacional de Investigação para o Atlântico constituído nos Açores até final de 2018

Cimeira internacional Interações Atlânticas, Praia da Vitória, 20-21 abril 2017 (Foto: António Araújo/Lusa)

O Centro Internacional de Investigação para o Atlântico dos Açores será constituído até ao final de 2018, anunciou o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

A decisão tomada pelos representantes de 29 países reunidos na ilha Terceira, na cimeira internacional «Interações Atlânticas», que esteve reunida durante dois dias em Praia da Vitória. Esta reunião tinha sido anunciada em novembro de 2016.

A cimeira reuniu representantes de Governos, empresas e instituições científicas e académicas de 29 países e delegações da Agência Espacial Europeia, da Comissão e do Parlamento europeus, e das Nações Unidas.

A cimeira visava preparar a criação do Centro Internacional de Investigação do Atlântico (Atlantic International Research Center, AIR Center) nos Açores, um centro de investigação direcionado para o estudo do Atlântico, nas áreas do espaço, das alterações climáticas, da atmosfera, das energias renováveis e do processamento de dados.

O Ministro disse que até ao final de 2018 o AIR Center terá estatutos e plano de financiamento aprovados, e terão sido lançados os primeiros projetos de investigação.

O AIR Center funcionará como uma organização intergovernamental, agregando uma rede de instituições em diversos países, e será financiada por fundos públicos e privados. Caberá ao Governo Regional dos Açores definir a localização da sede do centro.

Nova cimeira em novembro

Uma nova cimeira, para ratificar os compromissos assumidos, irá realizar-se no Brasil, em novembro deste ano, foi igualmente decidido.

Um grupo de trabalho, formado por representantes de governos, empresas e instituições universitárias e científicas, terá de estabelecer, até ao fim do ano, as bases para a criação do centro e o plano de financiamento da organização intergovernamental: as estimativas de montantes que possam estar envolvidos não foram avançadas.

A cimeira internacional Interações Atlânticas reuniu mais de 200 participantes de Africa do Sul, Alemanha, Angola, Argentina, Bulgária, Brasil, Canadá, Cabo Verde, China, Chipre, Colômbia, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, França, Índia, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Nigéria, Noruega, Roménia, São Tomé e Príncipe, Senegal, Suíça, Reino Unido, e Uruguai.

Além de cientistas, responsáveis de instituições de investigação e altos funcionários, fizeram-se representar por membros dos Governos: África do Sul, Bulgária, Brasil, Cabo Verde, Índia, Nigéria, São Tomé e Príncipe, Senegal, e Uruguai.

Por Portugal os responsáveis políticos presentes foram os Ministros dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, o Presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, e o Secretário Regional para o Mar, a Ciência e a Tecnologia, Gui Menezes.

 

Foto: Cimeira internacional Interações Atlânticas, Praia da Vitória, 20-21 abril 2017 (Foto: António Araújo/Lusa)