Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-04-10 às 11h31

«Com as câmaras municipais podemos fazer da Loja do Cidadão o primeiro rosto do Estado na sua relação com o cidadão»

«O desafio que o Governo hoje enfrenta é o de fazer mais com o menos», disse a Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, na inauguração da 44.ª Loja do Cidadão da Batalha.

Sublinhando que ao Governo cabe «a tarefa de encarar uma crise como uma oportunidade» e «fazer da necessidade o motor do engenho», a Ministra exemplificou: «Ao juntarmos os Registos, Finanças, Segurança Social e da Câmara num só local, poupamos recursos ao Estado, ao mesmo tempo que facilitamos a vida aos cidadãos e melhoramos o serviço prestado»

«Esta inauguração é a continuação, no terreno, da reforma do Estado que iniciámos há 18 anos, uma mudança de cultura na Administração Pública que está testada, experimentada e comprovada em muitas cidades e vilas do País», referiu Maria Manuel Leitão Marques.

Serviços de qualidade

Lembrando que «as Lojas do Cidadão realizam, anualmente, mais de 10 milhões atendimentos», a Ministra disse que o seu sucesso resulta

da prestação de «serviços com qualidade, conforto, bom atendimento, resposta atempada e garantia de direito à reclamação». «É ainda preciso que as Lojas do Cidadão vão renovando a sua oferta e o modo como prestam serviços, sempre com a preocupação de adequar o formato às necessidades dos utentes», sublinhou Maria Manuel Leitão Marques, destacando também «a forte cultura de colaboração entre serviços públicos nos diferentes níveis da Administração Pública» para o sucesso das Lojas do Cidadão.

«Com as câmaras municipais podemos fazer da Loja do Cidadão o primeiro rosto do Estado na sua relação com o cidadão», afirmou a Ministra, concluindo que «o investimento na modernização dos locais onde se prestam serviços públicos deve ser concentrado nas Lojas do Cidadão».