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2017-03-18 às 13h16

Portugal presente pela primeira vez com pavilhão próprio na Seafood em Boston

Portugal participa pela primeira vez com um pavilhão seu na Exposição de Alimentos Marinhos da América do Norte (Seafood Expo North America 2017), que decorre a 19, 20 e 21 de março, em Boston, nos Estados Unidos da América.

A exposição reúne empresas de transformação dos produtos alimentares do mar, estando presentes sete empresas privadas presentes (Frijobel, Gelpeixe, Grupo Frip, Grupo Riberalves, Grupo Rui Costa & Sousa, Luís Silvério & Filhos e Nigel) e a Docapesca, empresa pública responsável pelas lotas do Continente.

As empresas privadas presentes representam um terço do volume de negócios na transformação de pescado em Portugal (cerca de 350 milhões de euros) e empregam 1431 pessoas, significando um quarto do total de postos de trabalho existentes nas empresas da transformação de pescado (no total 6800, segundo dados de 2012).

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, e o Secretário de Estado das Pescas, José Apolinário, participarão na abertura do certame no dia 19 de março, mostrando o empenho do Ministério do Mar no aumento das exportações de produtos portugueses.

A presença de Portugal é comparticipada pelo Programa Operacional Mar 2020 através de uma candidatura da Associação de Comerciantes de Pescado.

Mil milhões de euros

O setor da transformação de pescado em Portugal gera um volume de negócios anual de 1087 milhões de euros e tem vindo a afirmar a sua aposta na exportação. Também é considerado um dos mais produtivos com uma eficiência média por trabalhador de 66 800 euros, acima da média da União Europeia (58 000 euros), com uma predominância de emprego de mulheres (mais de 65%) em pequenas e médias empresas (que são mais de 98% do setor).

A Seafood Boston é considerada a maior mostra de pescado e indústria transformadora de produtos da pesca na América do Norte, prevendo-se a presença de cerca de 1200 expositores, oriundos de 40 países, entre grossistas, importadores, exportadores, transformadores, fabricantes de maquinaria e aquicultores.

As empresas portuguesas têm-se destacado no investimento em inovação, espelhado na grande variedade de produtos embalados em formatos diferenciados e materiais sustentáveis, resultante do esforço de modernização e melhoria da eficiência dos processos produtivos, qualidade e frescura dos produtos, de que resultam produtos apelativos e adequados ao tipo de vida e crescente exigência dos consumidores por alimentos saudáveis, nos quais se insere o pescado.

Portugal tem uma presença continuada e cada vez mais significativa em feiras ligadas ao Pescado e produtos transformados como a SISAB (Lisboa), SIAL (Paris), Seafood (Bruxelas), Conxemar (Vigo), Alimetaria (Barcelona) e Feira de Anuga (Alemanha), em parceria entre as empresas portuguesas do setor e a Docapesca e Organizações de Produtores, contribuindo assim para o aumento das exportações, a promoção dos produtos portugueses e aumento de valor da economia do mar.

Para além do pavilhão de Portugal, estarão também presentes empresas dos Estados Unidos, Canadá, México, Argentina, Perú, Equador, Chile e Panamá, e de países europeus como a Noruega, Islândia, Alemanha, Inglaterra, Dinamarca, Escócia, Espanha, Itália, Países Baixos, Irlanda e Lituânia, e ainda países como Israel, Turquia, Marrocos, China, India, Vietname, Singapura, Malásia, Coreia do Sul, Taiwan, Ilhas Faroé, Brunei, Papua Nova Guiné e Indonésia.

Áreas:
Mar