Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-01-12 às 12h31

Programa de monitorização da faixa costeira visa contribuir para a gestão estratégica do litoral

O Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, preside à apresentação do Programa de Monitorização da Faixa Costeira de Portugal Continental (COSMO) no dia 13 de janeiro, às 15 horas, no salão nobre da Câmara Municipal da Figueira da Foz.

Representando um investimento cujo valor ascende aos 3 milhões de euros, este Programa tem como objetivo melhorar a acessibilidade à informação sobre a dinâmica e tendências evolutivas da faixa costeira para dar suporte ao planeamento estratégico e gestão do litoral.

O COSMO enquadra-se na relevância estratégica assumida pelo Governo relativamente ao litoral, no âmbito ambiental e económico. A definição deste Programa permitirá executar ações de proteção e valorização da costa.

Com a duração de 36 meses, o COSMO integra a realização de vários trabalhos de monitorização das praias, dunas e arribas, designadamente a realização de levantamentos topográficos e hidrográficos ao longo da faixa costeira de Portugal Continental.

Desta forma, o Programa permitirá identificar os problemas atuais, a programação das intervenções de gestão e/ou de proteção/defesa costeira, a avaliação do grau de sucesso das intervenções de engenharia e a compreensão dos impactos das intervenções no sistema costeiro.