Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2016-08-26 às 9h10

Nova antena da Agência Espacial Europeia nos Açores

Uma nova antena da ESA na Ilha de Santa Maria para rastreio de satélites vai permitir uma nova fase de desenvolvimento do Azores International Research Center (AIR Center).

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, assina com o Diretor Geral da Agência Espacial Europeia (ESA, sigla em inglês), Jan Woerner, esta segunda-feira, dia 29 de Agosto, na sede da ESA, em Paris, os princípios para a instalação na Ilha de Santa Maria, nos Açores, de uma grande antena de 15 metros cedida pela ESA para o seguimento de satélites.

Esta antena e o sistema desenvolvido pela ESA, o European Space Tracking (ESTRACK), permitirão a Portugal reforçar a oferta de serviços terrestres para a ESA a partir dos Açores, bem como para outros operadores internacionais na área do espaço, nomeadamente ao nível de futuras missões científicas, exploração robótica, observação da Terra e, sobretudo, futuros lançadores de satélites.

A nova antena de 15 metros irá complementar os serviços prestados pela antena de 5,5 metros da ESA já instalada na ilha de Santa Maria, que efetua atualmente o rastreio de lançadores da Guiana Francesa.

Da Austrália para os Açores

A antena de 15 metros da ESA será transferida de Perth, na Austrália, para a ilha açoriana, apresentando-se como uma infraestrutura precursora da preparação do centro internacional de investigação nos Açores (“Azores International Research Center, AIR Center”), lançado no início do ano no sentido de criar no arquipélago dos Açores uma plataforma internacional dedicada a atividades de Investigação & Desenvolvimento (I&D) e desenvolvimento empresarial nas áreas do clima, alterações climáticas, terra, espaço e oceanos.

O Ministro Manuel Heitor visita a ESA acompanhado pelo Secretário Regional dos Açores, Fausto Brito de Abreu, e o Presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), Paulo Ferrão, assim como por um conjunto de investigadores e de empresas portuguesas e europeias a operar no âmbito do espaço.

A visita inclui um novo workshop para debater o envolvimento futuro da ESA no AIR Center, designadamente em aspetos relacionados com futuros programas da ESA para apoiar as novas indústria do Espaço (“New Space Industries”).

Workshop na Agência Espacial Europeia

O workshop na ESA, na tarde de dia 29 de Agosto, incluirá intervenções de peritos das empresas Critical Software, Elecnor Deimos, Edisoft, GMV, Omnidea, Tekever e Airbus Safrane, assim como de peritos e investigadores do Instituto de Soldadura e Qualidade (ISQ), Centro para a Excelência e Inovação da Indústria Automóvel (CEIIA), Instituto Dom Luís, Instituto Pedro Nunes (IPN) e Universidade do Porto.

Este será o quarto workshop associado à preparação do AIR Center, após o de Nova Iorque (10 Junho), o de São Miguel (27 Junho) e o de Lisboa (4 Julho).

Este conjunto de eventos tem permitido mobilizar instituições governamentais e empresas de todo o mundo, juntamente com muitos peritos e investigadores, na discussão dos termos de referência para o projeto dos Açores.

Será seguido por uma visita do Ministro Manuel Heitor à Agência Espacial Brasileira e ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais do Brasil (IMPE) no dia 5 e 6 de Setembro e por um novo workshop em Bruxelas a 19 Setembro. O tema será ainda discutido em Itália no final de Outubro e em dois outros workshops a realizar em Novembro nos Estados Unidos na América.