Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2016-05-30 às 11h03

«Portugal está entre os Estados do mundo que melhor promovem a salvaguarda da vida humana no mar»

Secretário de Estado da Defesa Nacional, Marcos Perestrello, na abertura da época balnear, Cascais, 30 maio 2016 (DR)

«Portugal está entre os Estados do mundo que melhor promove a salvaguarda da vida humana no mar», afirmou o Secretário de Estado da Defesa Nacional, Marcos Perestrello, na cerimónia de abertura da época balnear, em Cascais.

Sublinhando que «os bons resultados se devem a todas as entidades que se dedicam a esta missão», o Secretário de Estado destacou «a relação virtuosa entre a Marinha e a Autoridade Marítima Nacional» na prossecução deste objetivo, «com resultados muito visíveis ao nível do salvamento marítimo, e cujo número vítimas mortais tem descido substancialmente de ano para ano».

Praias seguras potenciam mais turistas

«A ação que desenvolvemos nas praias vigiadas e nas praias não vigiadas é determinada pela proteção das pessoas», acrescentou Marcos Perestrello, lembrando que «os turistas nos procuram por causa do nosso mar, pelo que importa oferecer-lhes condições de segurança nos seus momentos de lazer».

O Almirante Autoridade Marítima Nacional, Macieira Cardoso realçou, por seu turno, «o sucesso da estratégia para assistência aos banhistas criada há 30 anos, e que se traduziu num decréscimo de 50 para menos de 10 mortos por ano por motivos de afogamento».

«Podemos hoje asseverar um inegável sucesso com a significativa redução de mortos por motivos de afogamento, apesar do aumento da frequência de banhistas em praias portuguesas», concluiu.

Nesta cerimónia foram entregues 26 carrinhas à Autoridade Marítima Nacional equipadas com meios de salvamento e preparadas para socorrer banhistas em praias não vigiadas, no âmbito do projeto Seawatch, que acontece pelo sexto ano consecutivo.