Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2016-05-13 às 19h15

Aeroporto de Lisboa passa a chamar-se Humberto Delgado no dia 15

Humberto Delgado

No dia 15 de maio realiza-se a cerimónia que assinala a atribuição do nome de Humberto Delgado ao aeroporto de Lisboa.

Decorrente da decisão do Conselho de Ministros de 11 de fevereiro de 2016, esta mudança visa homenagear uma personalidade de relevo da História política portuguesa do século XX, que é também uma referência da aviação civil nacional.

Com efeito, o General Humberto Delgado teve um papel decisivo, não apenas no combate pela liberdade e pela democracia durante o Estado Novo, como também na criação da aviação comercial no País, através do estabelecimento de ligações aéreas entre as capitais do então império e da criação dos Transportes Aéreos Portugueses.

A cerimónia é presidida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, contando com a presença do Primeiro-Ministro, António Costa, do Ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, e do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina.

A exposição «Humberto Delgado e a Liberdade dos Céus», que será então inaugurada, ficará patente na área do cilindro da aerogare durante duas semanas, podendo ser visitada livremente.

No seu recinto estarão também disponíveis duas mesas interativas com jogos e vídeos, para uma interação mais recreativa.