Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2016-05-03 às 15h08

Jogos Olímpicos no Brasil podem contribuir para promover a lusofonia

Ministro dos Negócios Estrangeiros, Santos Silva, e Ministro da Cultura, Castro Mendes, na apresentação do programa do dia da língua portuguesa e da cultura da CPLP, Lisboa, 3 maio 2016

O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, afirmou que «o facto dos Jogos Olímpicos decorrerem este ano no Brasil pode constituir uma oportunidade para o incremento da língua portuguesa» e que «os Ministérios dos Negócios Estrangeiros e da Educação já estão a aproveitar esta hipótese».

Estas declarações foram feitas no Instituto Camões, em Lisboa, numa conferência de imprensa com o Ministro da Cultura, Castro Mendes, destinada a assinalar as comemorações do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP, no dia 5 de maio.

Português como língua oficial da ONU

O Ministro referiu ainda que «o Governo está a trabalhar ativamente, no contexto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), para incrementar a presença do português como língua oficial ou de trabalho no sistema das Nações Unidas».

«Esta é uma das novas possibilidades que estão a ser exploradas para a promoção internacional da língua portuguesa», acrescentou.

Atualmente, o português é língua oficial ou de trabalho em 32 organizações internacionais.

Instituto Internacional da Língua Portuguesa com papel reforçado

Referindo-se à afirmação do papel do Instituto Internacional da Língua Portuguesa, que é um organismo da CPLP, Augusto Santos Silva afirmou: «Vejo com muito agrado que a nova visão estratégica da organização lusófona pretenda reforçar a centralidade deste Instituto».

«A nova estratégia da CPLP determina que, nas diferentes instâncias da organização, se promova a harmonização dos vocabulários técnico-científicos e os conteúdos digitais em língua portuguesa», concluiu o Ministro.

A nova estratégia da CPLP deverá ser aprovada pelos chefes de Estado e de Governo da organização lusófona na próxima cimeira, a realizar no Brasil.

 

Foto: Ministro dos Negócios Estrangeiros, Santos Silva, e Ministro da Cultura, Castro Mendes, na apresentação do programa do dia da língua portuguesa e da cultura da CPLP, Lisboa, 3 maio 2016 (Foto: José Sena Goulão/Lusa)