Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2016-02-19 às 18h30

Governo cria grupo de reflexão sobre a Avaliação de Ciência e Tecnologia

O Governo, através do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, definiu como prioridade a reflexão e a revisão da avaliação das atividades de ciência e tecnologia e do papel a desempenhar pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) neste processo, tendo instituído o Grupo de Reflexão sobre a Avaliação de Ciência e Tecnologia pela FCT.

Este Grupo de Reflexão tem como missão identificar as linhas orientadoras quanto aos princípios e boas práticas da avaliação das atividades de ciência e tecnologia a adotar pela FCT e funcionará com o apoio direto da Fundação e poderá consultar e envolver peritos nacionais e estrangeiros em áreas específicas durante a realização dos seus trabalhos.

Deverá ainda trabalhar em estreita colaboração com o Grupo de Acompanhamento e Coordenação do Programa de Modernização e Valorização do Ensino Politécnico em todas as questões relacionadas com a avaliação da atividade de Investigação e Desenvolvimento (I&D) nos Institutos Politécnicos.

Grupo de reflexão

O Grupo de Reflexão sobre a Avaliação de Ciência e Tecnologia pela FCT é composto pelos seguintes membros:

  •  Karin Wall (Coordenação), Instituto de Ciências Sociais (ICS), Universidade de Lisboa;
  • Cláudio Sunkel, Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (I3S), Universidade do Porto;
  •  Carlos Bernardo, Instituto de Polímeros e Compósitos (IPC/I3N), Universidade do Minho;
  •  Constança Providência, Centro de Física da Universidade de Coimbra (CFisUC), Universidade de Coimbra;
  •  Nuno Ferrand, Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO-InBIO), Universidade do Porto;
  •  Salwa Castelo Branco, Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md), Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

A Carta de Princípios de Orientação para a FCT, que o Ministério divulgou a 10 de fevereiro de 2016, é inequívoca quanto à natureza da responsabilidade da avaliação do sistema científico e tecnológico nacional, explicitando claramente que a avaliação constitui uma função nuclear da FCT e que deve ser um desígnio prioritário para o novo Conselho Diretivo.

A Direção da FCT, que recentemente tomou posse, promoveu já ações imediatas no sentido da revisão da gestão e funcionamento do sistema de avaliação, nomeadamente a extinção do Gabinete de Avaliação da FCT e a criação de um Núcleo de Apoio à Avaliação, estando desde já a preparar o lançamento de um novo Exercício Nacional de Avaliação das Unidades de I&D.