Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2016-01-27 às 14h08

Laboratórios estimulam envolvimento do público no debate de políticas de ciência

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior lança a iniciativa de Laboratórios de Participação Pública com o objectivo de estimular o envolvimento do público na construção de agendas de investigação e inovação e no debate de políticas públicas para a ciência e tecnologia e a difusão do conhecimento.

O primeiro Laboratório de Participação Pública intitula-se «Nordeste Transmontano: uma região com conhecimento» e realiza-se em estreita colaboração com o Instituto Politécnico de Bragança, a Câmara Municipal de Bragança e a Comunidade Intermunicipal de Trás-os-Montes, sendo formalizado no dia 28 Janeiro, às 21h00, na Sala de Atos do Teatro Municipal de Bragança.

Esta iniciativa é lançada em colaboração com a Agência Ciência Viva e é inédita em Portugal, seguindo as mais recentes práticas internacionais de envolvimento da sociedade na formulação de políticas públicas de ciência e tecnologia.

Temas

O desenvolvimento de agendas temáticas de investigação e inovação e a valorização do conhecimento para o desenvolvimento de regiões e/ou contextos urbanos são os principais eixos de trabalho dos Laboratórios de Participação Pública.

Esta iniciativa prevê a realização de espaços abertos e plurais de reflexão e debate sobre a produção e difusão do conhecimento, bem como a audição sistemática de cidadãos, instituições públicas e privadas e organizações governamentais e não governamentais, com o envolvimento de investigadores, docentes e estudantes do Ensino Superior.

Serão abordados temas específicos, tais como o desenvolvimento das cidades, da eficiência energética, do sector agro-alimentar e florestas, da indústria, das tecnologias espaciais, de conteúdos culturais, ou de sistemas ciberfísicos, entre outros.