Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2015-12-07 às 16h23

Manuel Heitor convida OCDE a examinar estado da Ciência em Portugal

Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, convidou a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) a fazer o novo exame de avaliação do estado da Ciência, da Tecnologia e do Ensino Superior em Portugal, dez anos depois da última avaliação.

«De dez em dez anos, o sistema de ciência e tecnologia deve ser examinado pela OCDE e após o período de austeridade financeira penso que é altura de voltarmos a ser examinados de forma totalmente independente pela OCDE», afirmou o Ministro numa declaração à agência Lusa, em Paris, onde se deslocou para uma reunião com os diretores das divisões de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação da organização.

Manuel Heitor acrescentou que o convite foi aceite pela OCDE e disse esperar que o exame possa iniciar-se no próximo ano para «reforçar e dignificar a comunidade científica e académica portuguesa, mas também para abrir novas perspetivas para o desenvolvimento da ciência e do ensino superior em Portugal».

Antes, o Ministro participou no Fórum para a Inovação Sustentável, no âmbito da Cimeira do Clima (COP21), tendo afirmado que «não há inovação sustentável sem mais conhecimento, sem mais cultura».

A COP21, que decorre até ao próximo dia 11, sexta-feira, reúne, em Paris, representantes de 195 países, que tentarão alcançar um acordo vinculativo sobre redução de emissões de gases com efeito de estufa que permita limitar, até 2100, o aquecimento da temperatura média global da atmosfera a dois graus centígrados acima dos valores registados antes da revolução industrial.