Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2018-12-13 às 15h02

Intervenção da Secretária de Estado da Cultura no lançamento da plataforma Livrar

«É com muita satisfação que me associo ao lançamento da Plataforma Livrar concluindo, assim, a concretização o projeto "Cultura para Todos", um dos 38 vencedores da primeira edição do Orçamento Participativo Portugal.

Este projeto tem três dimensões. 

i.Uma, apresentada em Abril deste ano, é o "És.Cultura18", que possibilita o acesso gratuito, durante 1 ano, a equipamentos e atividades culturais, a jovens que completem 18 anos em 2018. O termo do projeto será em Março do próximo ano e, até ao presente, mais de 2300 jovens usufruíram desta iniciativa.

Neste momento e face aos resultados até agora obtidos, estamos a ponderar prolongar a iniciativa apostando, assim, na formação de novos públicos

ii.Uma segunda dimensão, também já concretizada, resulta de uma preocupação coincidente entre os proponentes e a Biblioteca Nacional de Portugal em proporcionar o acesso à leitura a todos os cidadãos.

Com este propósito, foi desenvolvido, e será mantido, pela BNP, o Repositório Nacional de Objetos em Formatos Alternativos, que se destina especificamente a portadores de deficiência impeditiva do acesso normal à leitura, permitindo o uso de recursos adaptados, como por exemplo o Braille impresso e digital, textos digitais e áudio, reduzindo as barreiras de acesso à leitura.»

Leia o discurso na íntegra.
Tags: cultura, leitura