Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2019-07-10 às 14h17

Segundo encontro do Pacto para a Conciliação

Dia 11 de julho, pelas 14h30, realiza-se no Palácio Foz o segundo encontro do Pacto para a Conciliação, conta com a participação da Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Mariana Vieira da Silva, e da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro.
 
Lançado pela Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, em dezembro de 2018, com 47 organizações, o Pacto para a Conciliação conta agora com 56 organizações (desde organismos da administração pública central, a empresas públicas e privadas, câmaras municipais e comunidades intermunicipais, e instituições do ensino superior), as quais assumem o compromisso de implementarem e certificarem um sistema de gestão da conciliação com base na norma portuguesa NP 4552:2016.
 
«Sinal do sucesso deste projeto é a certificação, pela primeira vez em Portugal, de 5 organizações em 8 meses e a entrada de mais 7 organizações no Pacto. Estas entidades reconhecem que a igualdade e a conciliação são verdadeiras estratégias de inovação e sustentabilidade, que exigem a construção de novos modelos e processos de gestão específicos, e não medidas pontuais ou cosméticas. Está em marcha um processo de transformação das nossas organizações de trabalho para que mulheres e homens possam fazer escolhas livres em todas as esferas da sua vida, assente numa igualdade efetiva e na distribuição igualitária do trabalho doméstico e de cuidado», refere a Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade.

Leia o comunicado na íntegra em anexo.