Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2019-09-03 às 13h17

Rio Tejo ganha cinco vigilantes da Natureza

O Ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, preside à cerimónia de apresentação da equipa de cinco novos vigilantes da natureza, no âmbito do Plano de Ação Tejo Limpo, que se realiza esta quarta-feira, 4 de setembro, às 12 horas, no Parque Tejo em Abrantes.

A contratação dos novos vigilantes da natureza constitui mais um passo importante na implementação do Plano de Ação Tejo Limpo, que tem como objetivo restabelecer a qualidade de água no rio Tejo.

Os vigilantes da natureza agora contratados vão desempenhar funções de monitorização, fiscalização e vigilância relativas ao Ambiente e aos recursos naturais, em especial no domínio hídrico, desenvolvendo, ainda, ações de formação e de sensibilização dos utilizadores do rio Tejo.

Os novos vigilantes vão ter ao seu dispor um vasto número de equipamentos de monitorização e análise, uns instalados no meio hídrico e outros portáteis, que juntamente com os já existentes, permitirão abarcar territorialmente o curso principal do rio Tejo, bem como os seus afluentes. 

Serão equipados igualmente de meios tecnológicos, para registo de ocorrências, comunicação e reporte (tablets, smartphones e hotspots), estando o seu trabalho diário ligado, em tempo real, à Plataforma Eletrónica Única de gestão do rio Tejo.