Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2019-09-25 às 9h02

Novos apoios para circuitos curtos

O Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, promoveu uma nova Reprogramação do PDR 2020, o Programa de Desenvolvimento Rural, com o objetivo de implementar uma nova medida de apoio à Agricultura Familiar.

Seguiu já para publicação a portaria que estabelece as regras através das quais deverão ser apoiados os Circuitos Curtos. Trata-se de circuitos de venda de produtos em que o produtor vende diretamente ao público num raio de proximidade da exploração que não vai além dos municípios em redor da mesma.

A portaria determina um montante fixo a atribuir a cada produtor por deslocação semanal ao mercado. O valor, de 48 euros, poderá ser atribuído uma vez por semana ao longo de todas as semanas do ano, até um limite de 3 anos. Ou seja, cada produtor, poderá receber até 7 488 euros ao longo de 3 anos. Serão apoiadas exclusivamente as deslocações dentro do município onde se situa a exploração, dentro dos municípios que integram o Grupo de Ação Local (GAL) onde se insere a exploração, ou as deslocações até aos municípios adjacentes ao GAL.

Leia o comunicado na íntegra
Tags: agricultura