Saltar para conteúdo

Comunicados

2018-12-18 às 20h20

Lançado concurso Revive do Mosteiro de Lorvão

Foi lançado esta sexta-feira o concurso público para a concessão do Mosteiro de Lorvão, em Penacova, ao abrigo do programa Revive. 
 
Os investidores interessados podem apresentar propostas até 8 de maio de 2019.
 
O Mosteiro de Lorvão foi fundado em 878, pouco depois da reconquista cristã de Coimbra, pelos monges de Cluny, pertencentes à Ordem de São Bento. Em 1206, pela mão da infanta D. Teresa, o mosteiro passou a ser feminino, convertendo-se à Ordem de Cister, chegando a ter mais de 300 monjas. Nos séculos seguintes, o mosteiro foi alvo de várias obras de ampliação, primeiro de estilo renascentista e depois barroco.
 
O imóvel passou para a posse do Estado em 1834, com a extinção das ordens religiosas, tendo mantido funções religiosas até à morte da última freira em 1887. Já no século XX, todo o imóvel foi requalificado para acolher um hospital psiquiátrico, encerrado em 2012.
 
A 15 minutos de Penacova e a 30 minutos de Coimbra, o mosteiro está implantado no vale da Ribeira de Lorvão, muito perto do Rio Mondego e das suas praias fluviais. Dentro do terreno existe uma vasta área florestada, construções anexas, piscina, campo de jogos e uma capela.
 
O Mosteiro de Lorvão será concessionado durante 50 anos para exploração para fins turísticos.
 
O Mosteiro de Lorvão é um dos 33 imóveis inscritos no Revive, um programa conjunto dos ministérios da Economia, Cultura e Finanças com a colaboração das autarquias locais. Pretende-se com este programa valorizar e recuperar o património sem uso, reforçar a atratividade dos destinos regionais e o desenvolvimento de várias regiões do país.
 
Este é o 14.º concurso a ser lançado no âmbito do Revive. Atualmente, estão abertos os concursos para a concessão da Casa de Marrocos, em Idanha-a-Velha, Mosteiro de Santo António dos Capuchos, em Leiria, Mosteiro de Arouca, Convento de São Francisco, em Portalegre, Quartel do Carmo, na Horta (Açores) e Convento do Carmo, em Moura.
 
Toda a informação sobre o concurso está disponível em https://revive.turismodeportugal.pt/pt-pt/mosteiro-lorvao.