Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2018-12-12 às 11h36

Execução do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 atinge 50%

O Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, anunciou esta manhã no Parlamento que o Programa de Desenvolvimento Rural atingiu os 50% de execução.

Tendo ultrapassado há muito o número de pedidos de apoio apresentados ao longo de todo o PRODER, "o PDR 2020 apresenta cerca de 8 meses de avanço sobre o programa anterior em termos de execução", explicou o Ministro. Capoulas Santos deu nota de que "Portugal, com 50% de execução do PDR 2020, está muito acima da média de execução dos Estados-Membros, que se situa nos 36,8% ("). O Ministro da Agricultura apresentou estes dados à Comissão de Agricultura e Mar esta manhã, no Parlamento, onde decorreu mais uma audição regimental.

Em termos de investimento, o destaque vai para os quase 30 mil projetos contratados, a que corresponde um apoio público que ultrapassa os dois mil milhões de euros, já em execução. Até ao momento, o PDR 2020 acolheu já um total de 258.205 candidaturas, a que acrescem 9.062 candidaturas transitadas do programa anterior. Destas 258.205 candidaturas, 62.470 correspondem a projetos de investimento nas explorações agrícolas, na agroindústria, em infraestruturas e nas florestas.

Trata-se de um volume de projetos que ultrapassa largamente o número apresentado ao longo do anterior quadro de apoio e que é tanto mais significativo se tomarmos em linha de conta que só agora entrámos na segunda metade do período de vigência do quadro. "Esta procura de apoio público corresponde a uma dinâmica de crescimento muito positiva, traduzida numa disponibilidade de investimento que está a ser direcionada para este setor", sublinhou o Ministro.

(*) Ponto de situação a 10.12.2018