Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2018-05-29 às 17h21

Escolas celebram o Dia da Criança «Um Abraço Verde»

Pelo segundo ano consecutivo, o Ministério da Educação desafia as escolas a assinalarem o Dia da Criança com atividades pedagógicas sobre uma temática de relevo. Este ano, no dia 1 de junho, as comunidades educativas juntam-se num movimento nacional de sensibilização e de proteção da floresta denominado "Um Abraço Verde".

Numa parceria com a Fórum Estudante, o Ministério da Educação sugere um conjunto de atividades, particularmente dirigidas às crianças da educação pré-escolar e aos alunos dos 1.º e 2.º ciclos (ver alguns exemplos do que poderá ser feito, em anexo), a desenvolver num espaço verde – na floresta, na mata, num parque, no próprio jardim da escola, entre outros.

Num gesto simbólico de comemoração da vida e de sensibilização para as questões ambientais, todos os participantes vestirão uma camisola verde e, às 11h00 em todo o País, "abraçam" uma árvore.

Na certeza de que com um pequeno gesto, cada um de nós assume um compromisso com o ambiente, «Um Abraço Verde» já é um sucesso, tendo em conta o número de inscrições. Cerca de 500 escolas e dezenas de milhares de alunos de norte a sul do país já responderam "sim" ao repto do Ministério da Educação.

Depois de no ano passado, numa parceria com a Operação Nariz Vermelho, as questões relacionadas com a doença terem estado em destaque no Dia da Criança, em 2018 a sensibilização para as questões relacionadas com a preservação do meio ambiente motiva este apelo para um movimento nacional que, naturalmente, deve começar na Escola.
Áreas:
Educação