Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2018-10-12 às 17h32

Conselho de Negócios Estrangeiros da UE

O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, participa, no próximo dia 15 de outubro, no Luxemburgo, no Conselho de Negócios Estrangeiros da União Europeia (UE), que será seguido da reunião anual dos Ministros dos Negócios Estrangeiros da Parceria Oriental.

Da agenda formal do Conselho de Ministros da UE constam os seguintes temas para discussão: Aspetos Externos das Migrações, Líbia, República Centro Africana e Estratégia de Conetividade entre Europa e Ásia.

No início da reunião, deverá ser feito um balanço da 73ª Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU) e analisado o referendo na Antiga República Jugoslava da Macedónia (FYROM) sobre a mudança de nome daquele país. A Estratégia de Conetividade entre a Europa e a Ásia será igualmente abordada, prevendo-se a adoção de conclusões pelo Conselho.

No debate sobre os aspetos externos das Migrações será feito um ponto de situação sobre os progressos alcançados pela UE e será preparada a discussão ao nível de Chefes de Governo prevista para o Conselho Europeu de 17 e 18 de outubro. Neste ponto poderá ser também abordada a cooperação da UE com outras agências internacionais, em particular a ONU, estando prevista a participação do Alto-
Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, Filippo Grandi, e do novo Diretor Geral da Organização Internacional das Migrações, António Vitorino.

O Ponto relativo à Líbia ocorre no seguimento da reunião informal de Ministros dos Negócios Estrangeiros, que se realizou à margem da 73.ª AGNU, e será uma oportunidade para os Ministros prepararem a posição da UE para a Conferência sobre a Líbia que deverá realizar-se a 12 e 13 de novembro, em Palermo.

Os Ministros debaterão ainda os últimos desenvolvimentos na República Centro Africana, estando prevista a adoção de conclusões sobre este tema.

Ao almoço, será abordado o tema Venezuela, nomeadamente a crise migratória e a situação política naquele país.