Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2019-05-15 às 19h07

Comissão para a Aquisição de Arte Contemporânea

A Comissão para a Aquisição de Arte Contemporânea, que funcionará na dependência da área governativa da Cultura, vai identificar obras de artistas plásticos para integrarem a coleção de arte contemporânea do Estado.

A aquisição de obras de arte de artistas contemporâneos portugueses, que terá uma dotação anual de 300 mil euros, tem como objetivo contribuir para aumentar o espólio do Estado e, simultaneamente, reforçar a criação nacional e a sua fruição pelos cidadãos em todo o território.

Para o biénio 2019/2020, a comissão será composta por Sandra Vieira Jürgens, docente universitária, crítica de arte e curadora; Eduarda Neves, docente universitária, investigadora e curadora; pelos artistas Manuel João Vieira, Sara Nunes e André Campos e por dois representantes do Ministério da Cultura. A comissão terá como competências selecionar as obras de arte adequadas para integrarem a coleção de arte contemporânea do Estado, elaborar um projeto de catálogo e propor a realização de exposições das obras.
Até ao final de julho de cada ano será produzido um relatório onde são identificadas as obras e a fundamentação técnica para a proposta de seleção.

A Comissão para a Aquisição de Arte Contemporânea será criada através de despacho conjunto dos ministérios das Finanças e da Cultura. Esta iniciativa tem como objetivo garantir um acesso alargado ao património artístico português, envolvendo a comunidade artística e a sociedade civil na difusão do papel preponderante da arte e, em especial, dos artistas portugueses no panorama cultural do país.
Tags: cultura, arte
Áreas:
Cultura