Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2018-06-04 às 12h35

Campanha Luís de Matos «Parece magia mas é Simplex»

O Simplex nasceu em 2006 como um programa nacional para a simplificação administrativa e modernização dos serviços públicos.

Em 11 anos de Simplex foram concretizadas mais de 1 200 medidas para simplificar a vida dos cidadãos e das empresas na sua relação com o Estado e modernizar os serviços públicos, com impactos na economia, na vida das pessoas e nas condições de trabalho dos funcionários da administração pública.

O impacto das medidas do Simplex+ na vida dos cidadãos e das empresas é muito significativo. Menos deslocações, menores tempos de espera, eliminação de obrigações, de declarações, anexos e formulários.

Hoje, os cidadãos auferem a tarifa social da eletricidade, entregam o seu IRS e compram medicamentos sem papéis, renovam a carta de condução sem sair de casa e simulam a sua pensão à distância de um clique. 

Hoje, as empresas são constituídas em menos de uma hora, os gerentes e administradores assinam digitalmente em nome da empresa e as declarações mensais de remunerações dos trabalhadores são automáticas. Com apenas 13 medidas do Simplex+2016 as empresas pouparam 600 milhões de euros em encargos administrativos.

O Simplex é, hoje, um nome que todos (ou quase) todos os portugueses (e não só) conhecem bem. É sinónimo de agilidade, proximidade e simplicidade na relação entre cidadãos, empresas e o Estado.

Mais e melhor serviço público, esta é a marca do Simplex+. E se tudo hoje é mais simples, isso não é magia. Isso é trabalho e dedicação de muitos trabalhadores e dirigentes da administração pública. Isso é investimento em políticas públicas orientadas à modernização. O Simplex é feito por pessoas para as pessoas. Não aparece por magia.

Por isso, com o lançamento do Simplex+ 2018, que se realiza esta quarta-feira, dia 6 de junho, convidámos o mágico Luis de Matos para falar em nome de todas as pessoas que construíram o Simplex ao longo dos últimos 11 anos e, em seu nome, recordar que serviços como a casa pronta online, o IRS automático, o registo de nascimento na maternidade, o simulador de pensões, a renovação da carta de condução sem sair de casa, a declaração mensal de remunerações automática, o casamento online, as matrículas escolares online, o espaço óbito ou o agendamento de passaporte não aparecem por magia, são Simplex.
Tags: simplex