Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2019-09-09 às 19h33

Aumento significativo de resgates de manuais escolares

Até ao final da manhã desta segunda-feira, cerca de 70% dos vouchers emitidos pela plataforma MEGA foram utilizados pelos Encarregados de Educação para efeito de resgate junto dos livreiros, para manuais novos, e junto das escolas, para manuais reutilizados. Trata-se de um avanço significativo, em comparação com o final do mês passado, uma vez que o levantamento atempado dos vouchers evita uma maior pressão sobre as livrarias no início do ano letivo.

Assim, com a generalidade dos vouchers emitidos, a grande maioria das famílias já tem ou já pode ter os livros na sua posse.

No caso dos manuais reutilizados, o Ministério da Educação reforça que alguma inconformidade relativa ao estado de conservação - que deve obedecer aos critérios definidos no Manual de Reutilização - deve ser reportada às escolas para que a sua substituição possa ser feita.

Pagamento a livrarias em dia

Num esforço extraordinário, o Instituto de Gestão Financeira da Educação (IGeFE) efetuou esta sexta-feira novo pagamento, estando pagas todas as faturas validamente emitidas até esse dia.

Deste modo, foi superado o já de si audacioso plano traçado pelo Ministério da Educação – pagamentos a cada 15 dias. Nesta altura, os pagamentos às livrarias estão a ser feitos semanalmente.

De recordar que, para este ano letivo 2019/2020, uma das melhorias introduzidas no sistema tem a ver, precisamente, com o processo de faturação, o qual passou a estar centralizado no IGeFE, poupando trabalho às escolas e agilizando o processo e os pagamentos às livrarias, agora muito mais célere.
Áreas:
Educação