A Segurança Social disponibiliza um novo canal de comunicação através de uma nova aplicação móvel. De forma ágil e simples, os cidadãos e as empresas podem agora aceder aos serviços da Segurança Social, onde quiserem e onde estiverem.
Na sua fase inicial a App vai permitir:
Consultar o valor a receber e o dia previsto de pagamento das prestações sociais, como por exemplo, subsídio de desemprego, subsídio de doença, subsídio de maternidade e paternidade, etc;
Aceder à caixa de mensagens da Segurança Social Direta;
Sincronizar o calendário de eventos Segurança Social com a Agenda do dispositivo móvel.
A nova App foi desenvolvida pelo Instituto de Informática, I.P., está enquadrada na estratégia de modernização da "Segurança Social Consigo", e integra o Simplex 2018 - a nova App já está disponível para o sistema Android e poderá também ser descarregada brevemente no sistema iOS.
Senha na Hora
Para utilizar a nova App é necessário estar registado na Segurança Social Direta. A Segurança Social também já tem disponível a funcionalidade Senha na Hora. Todos os cidadãos que tiverem contactos atualizados na Segurança Social (número de telemóvel ou endereço de email) podem agora registar-se na Segurança Social Direta, sem precisarem de aguardar pelo envio de carta pin para a sua morada. Com esta nova forma de registo, é enviado um código de verificação por SMS ou correio eletrónico para ativação imediata da conta.
Desde o seu lançamento, em outubro passado, 126 mil utilizadores já recorrem à funcionalidade Senha na Hora.
Prestações Sociais + simples
A Segurança Social disponibiliza também um novo serviço dirigido aos cidadãos e instituições com crianças e jovens a cargo, no âmbito da medida de modernização administrativa da Segurança Social "Prestações Familiares + Simples".
Desde o início de dezembro estão disponíveis na nova plataforma da Segurança Social Direta 2 novos serviços, que permitem pedir as seguintes prestações:
- Abono de Família para Crianças e Jovens
- Abono de Família Pré-Natal
Parentalidade + simples
Também no âmbito da parentalidade, está agora disponível na nova plataforma da Segurança Social Direta um novo serviço que permite pedir os seguintes benefícios:
- Subsídio por Risco Clínico;
- Subsídio por Interrupção da Gravidez;
- Subsídio por Riscos Específicos.
Seguir-se-á, numa segunda fase, a disponibilização do novo pedido para subsídio parental inicial.
Estas medidas têm por objetivo a desmaterialização, simplificação, transparência e automação de processos, prosseguindo a estratégia de modernização da Segurança Social, tornando a Segurança Social mais simples e mais próxima dos cidadãos.