Cláudia Joaquim - Secretária de Estado da Segurança Social - Trabalho, Solidariedade e Segurança Social - XXI Governo - República Portuguesa

Trabalho, Solidariedade e Segurança Social

Cláudia Joaquim

Secretária de Estado da Segurança Social

Período de governação: 2015-11-26 até à data atual

Biografia

Cláudia Joaquim nasceu em Torres Vedras em 1975.

É licenciada em Economia, pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), pós-graduada em Contabilidade, Finanças Públicas e Gestão Orçamental, pelo IDEFE/ISEG, e Mestre em Políticas Públicas, pelo ISCTE-IUL. 

É Técnica Superior do Instituto da Segurança Social, I.P., desde 2001.

A pasta que lhe cabe é exatamente a da Segurança Social, depois de ter sido, entre 2010 e 2012, subdiretora geral do Gabinete de Estratégia e Planeamento (GEP) do Ministério da Solidariedade e Segurança Social e de ter exercido funções de Adjunta do Gabinete do Secretário de Estado da Segurança Social, entre 2009 e 2010, e de Assessora nesse mesmo Gabinete entre 2005 e 2009.

Entre 2014 e 2015, esteve na Assembleia da República como assessora do grupo parlamentar do Partido Socialista na Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública (COFAP).

É coautora do texto «O programa de assistência económica e financeira e as pensões», publicado em 2014, no âmbito do Fórum de Políticas Públicas do ISCTE. Participou também na redação de um documento publicado pelo Observatório das Crises e Alternativas, do Centro de Estudos Sociais, sobre os problemas e as soluções para a Segurança Social.

Em 2015, apresentou a sua tese de mestrado «O terceiro setor e a proteção social: que modelo para Portugal?», onde defende que as medidas de ação social não são «concorrentes» com as prestações sociais de solidariedade social ou de proteção familiar, mas sim complementares. 

É deputada municipal na Assembleia Municipal de Sobral de Monte Agraço desde 2013.