Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Trabalho, Solidariedade e Segurança Social

Miguel Cabrita

Secretário de Estado do Emprego

Período de governação: 2015-11-26 até 2019-10-26

Biografia

Miguel Filipe Pardal Cabrita nasceu em Lisboa em 1976. 

Licenciado em Sociologia, é docente universitário desde 2001 no ISCTE, Instituto Universitário de Lisboa, tendo lecionado em matérias como Políticas Públicas, Políticas Sociais ou Teorias Sociológicas Contemporâneas.

Sempre ligado às áreas do mercado de trabalho e das políticas sociais, o atual cargo de Secretário de Estado é um regresso ao Ministério: entre 2005 e 2009 foi adjunto do Ministro do Trabalho e Solidariedade, Vieira da Silva, depois de ter anteriormente desempenhado, entre 2000 e 2002, idênticas funções junto do Secretário de Estado do Emprego e Formação, e em seguida do Ministro do Trabalho e Solidariedade, Paulo Pedroso.

Em 2006-2007 foi coordenador da área do Emprego e Assuntos Sociais da Presidência Portuguesa da União Europeia.

Participou em diversos projetos de investigação e avaliação de políticas públicas, e tem textos e trabalhos publicados em autoria e co-autoria nas áreas das políticas públicas e políticas sociais, em especial em questões relacionadas com o mercado de emprego, conciliação entre trabalho e vida familiar, natalidade, igualdade de género e mudanças no Estado-providência. 

É desde 2013 presidente da Assembleia Municipal de Odivelas, concelho onde residiu na juventude e ao qual o ligam laços familiares e uma intensa participação cívica. 

É membro da Comissão Nacional do Partido Socialista.