Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Trabalho, Solidariedade e Segurança Social

Ana Sofia Antunes

Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência

Período de governação: 2015-11-26 até 2019-10-26

Biografia

Ana Sofia Antunes nasceu em Lisboa em 1981, mas cresceu em Vale de Milhaços, Corroios. Atualmente vive em Vila Franca de Xira. 

Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, foi já depois de ter feito estágio, entrado na Ordem dos Advogados e exercido um ano de advocacia nas áreas do Direito administrativo, urbanístico e imobiliário, que recebeu o convite para trabalhar na Câmara Municipal de Lisboa. Na autarquia assessorou o vereador da Mobilidade, tendo exercido funções de assessoria jurídica entre 2007 e 2013.

Em 2010 ficou igualmente responsável pelos trabalhos do Plano de Acessibilidade Pedonal de Lisboa e coordenou a respectiva comissão de Acompanhamento. Três anos depois, transitou para a Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa (EMEL), onde foi provedora do cliente.

Integrou a ACAPO, Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal, tendo ocupado o cargo de presidente da Direção Nacional da Associação entre 2013 e 2015.

Foi candidata a deputada pelo Partido Socialista às eleições legislativas de 2015 pelo círculo de Lisboa, mas não alcançou um lugar na Assembleia da República. 

A nível autárquico é deputada municipal pelo PS no Concelho de Arganil.

É a primeira pessoa cega a ocupar um cargo governativo em Portugal.


Foto cedida por Cláudia Teixeira