Rosa Valente de Matos - Secretária de Estado da Saúde - Saúde - XXI Governo - República Portuguesa

Saúde

Rosa Valente de Matos

Secretária de Estado da Saúde

Período de governação: 2017-12-12 até à data atual

Biografia

Rosa Valente de Matos nasceu em 1962, em Estarreja. 

Licenciada em Sociologia pela Universidade de Évora, fez o Curso de Gestão de Recursos Humanos na Saúde, bem como uma Pós-graduação em Administração Hospitalar, na Escola Nacional de Saúde Pública.

Fez igualmente o Curso de Auditores de Defesa Nacional e o Curso de Gestão Civil de Crises, ambos no Instituto de Defesa Nacional, completando ainda o Programa de Alta Direção de Instituições de Saúde, na AESE. 

Exerceu funções como presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, desde 2016, tendo anteriormente presidido à Saudaçor, Sociedade Gestora de Recursos e Equipamentos de Saúde dos Açores, entre 2011-2016, e ao Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Alentejo, de 2005 a 2011.

Anteriormente tinha sido administradora do Hospital do Espírito Santo de Évora (2002-2005 e 1990-1996) e vogal da Administração Regional de Saúde do Alentejo (1996-2002). 

Tem vários trabalhos publicados, sendo, nomeadamente, coautora do livro «Telemedicina em Portugal». Foi consultora e coordenadora de vários estudos de investigação nas áreas de financiamento, cuidados de saúde primários e telemedicina.

Foi presidente da Portuguese Association for Integrated Care (PAFIC) e sócia fundadora e primeira Presidente da Liga dos Amigos do Hospital do Espírito Santo de Évora.