Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Saúde

Adalberto Campos Fernandes

Ministro da Saúde

Período de governação: 2015-11-26 até 2018-10-15
Adalberto Campos Fernandes Adalberto Campos Fernandes

Biografia

Adalberto Campos Fernandes nasceu em Lisboa, em 1958.

É Doutorado em Administração da Saúde pela Universidade de Lisboa, Mestre em Saúde Pública, Administração dos Serviços de Saúde, pela Universidade Nova de Lisboa, Licenciado em Medicina pela Universidade de Lisboa.

É especialista em Saúde Pública, detentor das Competências em Gestão de Serviços de Saúde e em Medicina Farmacêutica pela Ordem dos Médicos, Pós-graduado em Gestão de Unidades de Saúde pela Universidade Católica Portuguesa e em Alta Direção de Instituições de Saúde pela Escola de Direção e Negócios (AESE).

É professor da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa tendo exercido atividade de coordenação e de docência em diversas instituições universitárias nas áreas da gestão e da administração da saúde.

Exerceu responsabilidades de gestão de topo em diversas entidades e instituições no setor da saúde (Hospital de Santa Maria, Hospital Pulido Valente, Centro Hospitalar Lisboa Norte, Hospital de Cascais, SAMS Prestação Integrada de Cuidados de Saúde).

Integrou o Grupo Técnico para a Reforma da Organização Interna dos Hospitais. Fez parte da equipa de coordenação do Programa de Cuidados de Saúde Hospitalares no âmbito do Plano Nacional de Saúde 2012-2016. Integrou o Conselho de Curadores do Centro Académico de Medicina de Lisboa. Integrou a Direção do INODES, Associação de Inovação e Desenvolvimento em Saúde. É membro da Fundação para o Serviço Nacional de Saúde. Integra o Conselho Geral da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar. É membro da Academia Nacional de Medicina de Portugal. Integrou o Conselho Geral da Universidade de Évora. É membro da Direção do Colégio da Competência de Gestão dos Serviços de Saúde da Ordem dos Médicos.

É autor ou coautor de diversos trabalhos nas áreas da administração e da gestão dos serviços de saúde integrando diversas associações e sociedades científicas nacionais e internacionais.