XXI Governo - República Portuguesa - Ministro

Presidência e Modernização Administrativa

Maria Manuel Leitão Marques

Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa

Período de governação: 2015-11-26 até à data atual
Maria Manuel Leitão Marques Maria Manuel Leitão Marques

Biografia

Maria Manuel Leitão Marques nasceu em Quelimane, Moçambique, em 1952.

Foi na Universidade de Coimbra que se licenciou em Direito e foi também aí que iniciou a sua vida profissional, lecionando na Faculdade de Economia.

Desde 1979, é investigadora permanente do Centro de Estudos Sociais. Em 2003, tornou-se Professora Catedrática da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

Ao longo da sua carreira, coordenou vários projetos de investigação, nacionais e internacionais, nas áreas do Direito Económico, Direito da Concorrência, Sociologia do Direito e Administração Pública, e publicou diversos trabalhos, tendo sido convidada a participar em várias conferências.

Exemplos disso mesmo foram as suas funções como consultora internacional da Casa Civil da Presidência da República do Brasil no âmbito do projeto "Intercâmbio entre a União Europeia e o Brasil" e como consultora internacional do projeto "Conducting an evaluation of services of the one stop shop" (BAU) em Moçambique.

Acumulou todas essas atividades com a Vice-Presidência da Association Internationale de Droit Économique e a Presidência, entre 1998 e 2002, do Observatório do Comércio do Ministério da Economia.

Nos anos de 2013 e 2014 fez parte do comité de seleção da competição "Bloomberg Philantropies Mayor’s Chalenge" e do High Level Group on Administrative Burdens. Nesse mesmo período foi administradora não-executiva da Fundação Francisco Manuel dos Santos.

O seu currículo político inclui os cargos de Secretária de Estado da Modernização Administrativa nos XVIII e XVII Governos Constitucionais. Nas últimas eleições legislativas, em 2015, foi eleita Deputada no Circulo Eleitoral de Viseu.