Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Infraestruturas e Habitação

Jorge Delgado

Secretário de Estado das Infraestruturas

Período de governação: 2019-02-18 até 2019-10-26

Biografia

Jorge Delgado nasceu em 1967 em Viana do Castelo.

Licenciou-se em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto em 1990.

Concluiu também aí o Mestrado em estruturas de Engenharia Civil em 1993 e concluiu o Doutoramento em Engenharia Civil na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto em 2002, tendo apresentado a tese «Avaliação de segurança de estruturas reticuladas com comportamento não linear material e geométrico».

Entre 1990 e 1995 desempenhou funções de projetista sénior na área das Estruturas e Geotecnia da empresa Newton, Consultores de Engenharia, Lda. 

Em 1995 prestou provas públicas para aceder à categoria de professor adjunto da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e integrou o quadro do pessoal docente deste Instituto, assumindo como Principais Áreas de Docência e Investigação a Análise Estrutural, a Engenharia Sísmica, as Estruturas de Betão Armado e as Estruturas Metálicas.

Desempenhou diversas funções no IPVC das quais se destacam ter sido Coordenador Curso e do Mestrado em Engenharia Civil e do Ambiente, Membro do Conselho Pedagógico, Presidente da Assembleia de Representantes e Membro do Conselho Científico.

Durante o biénio 2004/05 foi ainda Vice-presidente do Conselho Administrativo e Diretivo da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC.

Entre 2008 e 2012 assumiu funções de vogal do Conselho de Administração da Metro do Porto SA, tendo como pelouro de responsabilidade os Projetos, as Infraestruturas e os Sistemas Técnicos.

Prestou consultadoria para o desenvolvimento de estudos e projetos na área da Mobilidade e dos Transportes, em especial na área dos metros ligeiros, entre 2012 e 2015.

Entre 2016 e 2017 assumiu funções de Presidente não executivo do Conselho de Administração da Sociedade de Transportes Colectivos do Porto, S.A.

Iniciou em 2016 funções como Presidente não executivo do TIP, Transportes Intermodais do Porto, e como Presidente Executivo do Metro do Porto SA., funções que desempenhou até fevereiro de 2019.

É autor e co-autor de diversas publicações em revista e livros científicos e técnicos na área das estruturas de engenharia civil, com especial destaque para a área da segurança estrutural.