Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Economia

Ana Teresa Lehmann

Secretário de Estado da Indústria

Período de governação: 2017-07-14 até 2018-10-15

Biografia

Ana Lehmann tem uma carreira ligada à Academia, à consultoria a grandes organizações internacionais, entidades governamentais e empresas. Exerceu funções nos órgãos sociais de cerca de duas dezenas de empresas e outras entidades.

Ao longo dos últimos 22 anos trabalhou em cinco continentes, tendo desenvolvido trabalhos para a OCDE, UNCTAD, Comissão Europeia, entre outras organizações. 

Nascida em 1972, é Professora Associada da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP-UP) e docente na Porto Business School. É também Professora Visitante em diversas universidades estrangeiras nos EUA (nomeadamente na Columbia University) e Europa.

Foi Diretora da InvestPorto, o braço de investimento da Câmara Municipal do Porto, durante três anos, até assumir funções como Secretária de Estado da Indústria.

Foi também Vice-Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (2008-2012), Presidente da Autoridade de Gestão do Programa Operacional de Cooperação Territorial Espaço Atlântico (2009-2012) e Pró-Reitora da Universidade do Porto (2006-2008). Esteve associada à fundação da Agência Portuguesa para o Investimento como consultora do Presidente e da Comissão Executiva.

Foi Presidente da European International Business Academy (2010), sendo Membro do Board desde 2009 e um dos 20 Fellows dessa Academia desde 2016. É embaixadora da InvestEU e do Plano Juncker, estando também associada a diversas iniciativas para repensar o futuro da Especialização Inteligente na Europa. Foi ainda Deputada Municipal da Assembleia Municipal do Porto (2013-17).

É Licenciada em Gestão (1995) pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto, com Master of Science (1997) e Doutoramento (2001) em Economia (International Business) pela Universidade de Reading e pós-doutoramento em Políticas Públicas, Internacionalização e Desenvolvimento Económico (2002) na Universidade de Strathclyde. Além disso, possui estudos pós-graduados nas áreas de políticas públicas ligadas ao desenvolvimento industrial, em Itália e em França, e em Relações Internacionais, pela Universidade de Nova Iorque.

A sua área de especialização é em Investimento Direto Estrangeiro, Internacionalização de Empresas e Políticas Públicas ligadas a estes temas, bem como em Inovação, Empreendedorismo e ao desenvolvimento de indústrias e de clusters.

É autora de numerosas publicações em revistas científicas internacionais e em livros nos domínios da Internacionalização, Investimento Direto Estrangeiro, Estratégias de Multinacionais, Inovação, Economia Industrial, Política Industrial, Economia Regional e Competitividade. É frequentemente oradora convidada em expert meetings e conferências internacionais, recebeu diversos prémios de mérito científico e reconhecimento de carreira, e tem colaborado com vários think tanks e organizações internacionais de referência.