Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Defesa Nacional

Ana Santos Pinto

Secretária de Estado da Defesa Nacional

Período de governação: 2018-10-17 até 2019-10-26

Biografia

Ana Isabel dos Santos Figueiredo Pinto nasceu em Lisboa, em 16 de dezembro 1978.

Doutorada em Relações Internacionais pela Universidade Nova de Lisboa; Mestre em História das Relações Internacionais pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE-IUL) e Licenciada em Ciência Política e Relações Internacionais, pela Universidade Nova de Lisboa. Tem como principais áreas de investigação académica as Identidades em Política Internacional, a Política Externa e de Segurança da União Europeia e geopolítica do Médio Oriente. Colabora, regularmente, com vários órgãos de comunicação social.

Professora Auxiliar no Departamento de Estudos Políticos da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Nova FCSH), Investigadora e Membro do Conselho Executivo do Instituto Português de Relações Internacionais (IPRI-Nova) e Investigadora Associada do Instituto da Defesa Nacional (IDN). 

Entre outras atividades profissionais, desempenhou funções de Consultora de Investigação para a Organização das Nações Unidas, no Projeto Aliança das Civilizações (2008-2010), foi Assessora para as Relações Internacionais do Ministro da Defesa Nacional do XVII Governo Constitucional (2006-2009) e Assistente de Investigação no Instituto de Estudos Estratégicos e Internacionais (2001-2003)